Economia australiana cresce 3,1% no último ano fiscal

A economia australiana cresceu 3,1% no último ano fiscal que terminou no dia 30 de junho, o que significa 20 anos de crescimento consecutivo

Sydney – A economia australiana cresceu 3,1% no último ano fiscal que terminou no dia 30 de junho, com o que acumulou 20 anos de crescimento consecutivo, segundo dados oficiais divulgados nesta quarta-feira pelo Escritório Australiano de Estatísticas.

O Produto Interno Bruto (PIB) do país oceânico, que não sofreu o forte baque da crise financeira, também cresceu 0,5% no último trimestre do ano fiscal 2013-2014, um número que fica abaixo de 1,1% registrado no período compreendido entre janeiro e março deste ano.

Apesar do modesto crescimento, este superou as expectativas dos economistas, que esperavam uma expansão trimestral de 0,4% e de 3% em termos anuais, informou a agência local “AAP”.

O presidente do Banco da Reserva da Austrália, Glenn Stevens, comentou esta terça-feira que o crescimento econômico ficará levemente abaixo da tendência este ano apesar de as taxas de juros estarem baixas.

Em seu último relatório sobre Política Monetária, o Banco da Reserva previu um crescimento de 2,5% para este ano, o que rebaixa em 0,25% sua previsão de maio, enquanto espera uma expansão do PIB de entre 2% e 3% para o ano financeiro que termina em junho de 2015.