Dilma viaja ao México para Cúpula do G20

Presidente vai participar de reunião de chefes de Estado e terá reuniões bilaterais

Brasília – A presidente Dilma Rousseff viajou neste domingo ao México para participar da Cúpula do G20, que será realizada na cidade de Los Cabos entre segunda-feira e terça-feira, informaram fontes oficiais.

Em sua primeira atividade oficial no México, Dilma participará nesta segunda-feira de uma reunião de chefes de Estado e de governo do fórum de potências emergentes Brics – integrado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Depois, terá duas reuniões bilaterais, uma com o primeiro-ministro da Itália, Mario Monti, e outra com a chanceler alemã, Angela Merkel.

Após a primeira sessão de trabalho do G20, a governante brasileira deve se reunir com o presidente russo, Vladimir Putin, antes do jantar de gala oferecido pelo presidente mexicano, Felipe Calderón.

Dilma seguirá o resto de atividades oficiais da Cúpula do G20 até o encerramento na terça-feira, antes de retornar ao Brasil para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), no Rio de Janeiro, entre quarta-feira e sexta-feira.

Na cúpula, a presidente brasileira defenderá que o caminho da recuperação mundial não passa pela aplicação de medidas de austeridade, mas pelo estímulo do crescimento justamente com o aumento dos gastos públicos e dos investimentos.

Segundo ela, a saída para a crise passa ‘pelo crescimento com distribuição de renda e criação de empregos’ com o necessário ‘equilíbrio macroeconômico’, e não ‘pelo ajuste e paralisia’, que acabam agravando as consequências sobre os mais pobres.