Demanda de empresas por crédito no Brasil sobe em janeiro

Resultado foi impulsionado pela movimentação típica de recomposição de estoques no começo do ano após as vendas de Natal

São Paulo – A procura de empresas brasileiras por crédito em janeiro teve alta de 6,4 por cento ante o mesmo mês do ano passado, e subiu 12,3 por cento na comparação com dezembro, informou nesta quinta-feira a Serasa Experian.

Segundo economistas da Serasa, o resultado foi impulsionado pela movimentação típica de recomposição de estoques no começo do ano após as vendas de Natal.

No entanto, os economistas afirmaram em comunicado que a busca ocorreu principalmente entre micro e pequenas empresas, “podendo significar que, diante da maior seletividade e rigor creditício junto às instituições financeiras, dado o atual quadro econômico mais adverso, as micro e pequenas empresas estejam buscando fontes alternativas de financiamento como o crédito mercantil”.

No detalhamento por porte, a busca por crédito cresceu 7,5 por cento entre micro e pequenas empresas, que impulsionaram a alta do indicador em janeiro na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Entre empresas de médio porte houve queda de 10,2 por cento na procura por crédito em janeiro sobre um ano antes, e entre grandes companhias a busca diminuiu 0,9 por cento na mesma base.

Na análise setorial, a demanda por crédito no comércio subiu 8,9 por cento e no setor de serviço cresceu 6,3 por cento em janeiro contra igual mês de 2014. Já a procura por crédito na indústria teve queda de 2,9 por cento.