Custo da construção em SP sobe 0,06% em agosto

O CUB é o índice oficial que reflete a variação dos custos do setor para utilização nos reajustes dos contratos de obras, calculado pelo Sinduscon-SP

São Paulo – O Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil do Estado de São Paulo se manteve praticamente estável em agosto, com leve acréscimo de 0,06% em relação a julho, chegando a R$ 952,43 por metro quadrado. O CUB é o índice oficial que reflete a variação dos custos do setor para utilização nos reajustes dos contratos de obras, calculado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). No ano, a alta acumulada do CUB é de 5,56%. Nos doze meses encerrados em agosto, a elevação foi de 5,13%.

No mês passado, os custos das construtoras com materiais de construção subiram 0,06% frente a julho, enquanto os custos com mão de obra permaneceram estáveis e os salários dos engenheiros subiram 1,33%. Entre os 41 insumos da construção pesquisados, apenas três registraram alta de preço superior a do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) do mês, que registrou recuo de 0,44%.