Cresce para 47% apoio da população à reforma da Previdência, diz Datafolha

Esta é a primeira vez que, numericamente, os que apoiam a medida estão à frente, mas dentro da margem de erro de dois pontos porcentuais, há empate técnico

Aumentou de 41% para 47% o apoio da população brasileira à reforma da Previdência nos últimos três meses, segundo Pesquisa Datafolha. A rejeição à medida caiu de 51% para 44%.

A publicação diz que é a primeira vez que, numericamente, os que apoiam a medida estão à frente, mas dentro da margem de erro de dois pontos porcentuais, representando um empate técnico. A pesquisa mostra que a melhora de aceitação da reforma ocorreu em todas as faixas de renda, escolaridade e idade.

Entre as mulheres, que são mais afetadas pela mudança de regras da aposentadoria, 50% são contra e 39%, a favor. Entre homens, 57% são a favor e 38% são contra a proposta. Já a oposição mais forte à reforma aparece entre estudantes (57% contra e 35% a favor), assalariados sem registro (52% a 41%), funcionários públicos (52% a 42%) e desempregados (51% a 41%).

O Datafolha ouviu 2.086 pessoas com 16 anos ou mais em todo o país, nos dias 4 e 5 de julho.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma da Previdência deve ser votada nesta terça-feira em primeiro turno no plenário da Câmara dos Deputados. O texto foi aprovado na semana passada na comissão especial da Casa.