Copel apresenta à Aneel plano de redução de custos

A estratégia prevê a redução de custos de 6% ao ano, entre 2013 e 2017

São Paulo – A Copel informou, nesta sexta-feira, 4, TR apresentado à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) plano de ação para o reequilíbrio financeiro e sustentabilidade econômica do segmento de distribuição. A estratégia prevê a redução de custos (pessoal, materiais, serviços e outros) de 6% ao ano, entre 2013 e 2017, com diminuição de R$ 300 milhões nos custos operacionais até 2015.

Segundo o comunicado da companhia, a maior contribuição virá do programa de demissão voluntária de, aproximadamente, 1 mil empregados até 2016, sendo 600 ainda em 2013. Haverá também a reestruturação da Copel Distribuição a partir de abril de 2013, com a extinção de 163 postos gerenciais, equivalente a uma redução de 60%, e cortes de custos com material, serviços e outros, que já resultaram em uma economia de R$ 30 milhões em 2013.

Adicionalmente, a Copel informou que o conselho de administração aprovou a transferência dos créditos do CRC (Conta de Resultados a Compensar) da Copel Distribuição junto ao Governo do Estado do Paraná para a holding Copel. “Esta ação permitiu a quitação do Mútuo da Copel Distribuição com a Copel (Holding) e a transferência de recursos para o caixa da distribuidora, garantindo uma sólida estrutura de capital para a subsidiária nos próximos anos, seguindo a recomendação da Aneel”, comentou a empresa.