Controle da inflação é “compromisso”, diz Miriam

Em apresentação a duas comissões do Congresso, Miriam disse que após o choque de alimentos do início do ano houve uma queda da inflação

Brasília – A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, afirmou nesta quarta-feira, 25, que o controle da inflação é um “compromisso importantíssimo” da presidente Dilma Rousseff.

Em apresentação a duas comissões do Congresso, Miriam disse que após o choque de alimentos do início do ano houve uma queda da inflação.

A ministra disse que todos os indicadores recentes demonstraram uma retomada no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e foi sob esse contexto que foi montada a peça orçamentária de 2014.

O PIB para o ano que vem estimado pelo governo será de 4,5%. Ela destacou que o PIB nos últimos trimestres veio “muito superior” ao previsto no mercado.

A ministra que as despesas com os juros da dívida pública brasileira têm sido declinantes. Ela disse que tanto a redução da parcela da dívida como o alongamento do perfil têm levado a uma melhora no “perfil da dívida”. Ela destacou que de 2002 a 2014 a dívida líquida do setor público caiu 44%.

“O déficit nominal não só está em queda, mas também está abaixo do gasto com investimento”, afirmou a ministra. Ela disse que, dessa forma, o dinheiro está indo para os investimentos que, segundo ela, a partir do Programa de Aceleração do Crescimento, ultrapassa o gasto com a dívida, exceto no ano da crise econômica de 2009.

A ministra disse que com o programa Minha Casa, Minha Vida, o investimento é “praticamente o dobro do consumo das famílias”. A ministra participa de reunião da Comissão Mista de Orçamento e da Comissão de Relações Exteriores da Câmara.