Consumo de energia no mercado livre cai 3,33% com Copa

O resultado, segundo o estudo, foi puxado principalmente pelo menor consumo de empresas do setor de eletroeletrônicos e de veículos e autopeças

São Paulo – A realização da Copa do Mundo no Brasil contribuiu para a queda de 3,33% no consumo de energia em junho, na comparação com o mês anterior. Em relação a junho do ano passado, a retração foi ainda maior, de 4,51%, de acordo com o Índice Setorial Comerc.

O indicador, elaborado pela gestora independente de energia Comerc, considera dados de consumo de 540 unidades sob administração da empresa no mercado livre de energia.

O resultado, segundo o estudo, foi puxado principalmente pelo menor consumo de empresas do setor de eletroeletrônicos (-10,96%) e de veículos e autopeças (-7,32%), considerando a comparação entre junho e maio deste ano.

Na comparação anualizada, chamam atenção as retrações de 11,33% no setor de siderurgia e metalurgia, de 13,11% no setor de veículos e autopeças e de 10,50% na área de eletroeletrônicos.

“O Índice Comerc revela que o consumo de energia no mercado livre vem caindo nos últimos quatro meses. Houve queda em junho de 2014 e também em maio (-1,55%), abril (-0,35%) e março (-3,27%) em relação ao mês precedente”, destacou a Comerc em nota.

“No mês de junho, um fator determinante para a redução do consumo de energia nas unidades verificadas pela Comerc foi a realização da Copa do Mundo de Futebol”, complementou a empresa em nota.