Confiança do consumidor alemão atinge maior nível em 6 anos

Grupo de pesquisa de mercado GfK informou que seu indicador futuro de confiança do consumidor subiu para 7,1 para outubro, ante 7,0 no mês

Berlim – A confiança do consumidor alemão subiu para o maior nível em seis anos em outubro, sustentando as expectativas de que os fortes gastos do consumidor irão ajudar a maior economia da Europa a registrar crescimento moderado em 2013.

O grupo de pesquisa de mercado GfK informou nesta quarta-feira que seu indicador futuro de confiança do consumidor, com base em uma pesquisa junto a 2 mil pessoas, subiu para 7,1 para outubro, ante 7,0 no mês anterior em dado revisado.

O número original de setembro foi de 6,9 e analistas em pesquisa da Reuters estimavam a leitura de outubro em 7,0. O dado soma-se a outros números recentes sugerindo crescimento gradual mas estável para o final do ano.

“Os consumidores alemães estão esperando que a economia ganhe força nos próximos meses”, disse o GfK em comunicado. “Existe uma clara tendência para cima.” Os alemães, tradicionalmente poupadores, tornaram-se mais dispostos a gastar em setembro do que em qualquer momento desde dezembro de 2006, encorajados por um mercado de trabalho essencialmente estável e taxas de juros historicamente baixas.