Comissão Europeia aprova aumento de capital do Bankia

A Comissão prepara as bases para uma união bancária para combater a crise bancária da região

Bruxelas – A Comissão Europeia concedeu aprovação temporária a um aumento de capital de 4,5 bilhões de euros para o banco espanhol BFA-Bankia, disse nesta segunda-feira o braço Executivo da União Europeia.

“A Comissão aprovou temporariamente, pelos termos de resgate da UE, um aumento de capital de 4,5 bilhões de euros para o grupo bancário espanhol BFA, o que vai recuperar sua posição de capital e garantir o acesso a diferentes fontes de financiamento”, afirmou.

“As autoridades espanholas se comprometeram a apresentar um plano de reestruturação a tempo de permitir que a Comissão aprove o plano até novembro de 2012”, acrescentou.

A Comissão prepara as bases para uma união bancária para combater a crise bancária da região. A Comissão está tentando evitar que problemas bancários, como o do Bankia, leve países menores da zona do euro a uma crise maior após recorrerem a resgates financeiros.

A Comissão vai propor na quarta-feira que o Banco Central Europeu tenha poder para fiscalizar bancos em toda a zona do euro e punir ou até fechar os que estiverem sem condições de operar.