Cerveja custa 20 minutos de trabalho no Brasil

Pesquisa do UBS, publicada pela The Economist, mostra que, nos Estados Unidos, cinco minutos bastam para comprar a mesma quantidade

São Paulo – O brasileiro precisa trabalhar pouco mais de 20 minutos para conseguir comprar meio litro de cerveja, segundo pesquisa do UBS publicada pela revista The Economist. O tempo médio dos 150 países pesquisados é de exatos 20 minutos. Mas, no Brasil o preço de venda, em dólares, de meio litro de cerveja é de 1,70 dólar enquanto a média mundial é de 1,55 dólar.

Na vizinha Argentina, pouco menos de 15 minutos de trabalho bastam para comprar meio litro da bebida, que também custa, em média, 1,70 dólar. Já no Japão, onde o preço de meio litro é, em média, de 4,15 dólares, são necessários pouco menos de 20 minutos de trabalho para conseguir a mesma quantidade.

Nos Estados Unidos, o preço é de 1,80 dólar, mas em cerca de cinco minutos de trabalho é possível comprar meio litro. Já na índia, onde o preço médio é mais barato, 1,40 dólar, é necessário quase uma hora de trabalho para compra a bebida. 

O UBS também pesquisou o preço do iPhone em horas de trabalho. O aparelho da Apple custa 160 horas de trabalho no Rio de Janeiro e 106 horas em São Paulo. Zurique, Genebra e Nova York demandavam menor número de horas de trabalho para adquirir o gadget. Manila, Nova Deli e Jacarta exigiam maior quantidade de horas.