Brent recua com temores sobre demanda e dólar forte

O petróleo Brent caiu abaixo de 102 dólares por barril nesta terça-feira

Londres – O petróleo Brent caiu abaixo de 102 dólares por barril nesta terça-feira, pressionado por preocupações sobre a desaceleração da demanda na China e na Europa, pela força do dólar norte-americano e por ampla oferta global.

O contrato futuro do Brent para entrega em outubro recuava 1,35 dólar a 101,44 dólares por barril às 12h (horário de Brasília). O petróleo nos EUA recuava 1,77 dólar, a 94,19 dólares por barril. Não houve negociações nos EUA na segunda-feira devido ao feriado do Dia do Trabalho.

“A semana de negócios mais curta está começando na defensiva, puxada por preocupações com a demanda por petróleo”, disse o analista Dominick Chirichella, do Energy Management Institute.

Os preços do petróleo estão pressionados pelo dólar, que tinha alta de cerca de 0,3 por cento na manhã desta terça ante uma cesta de moedas. O dólar mais elevado torna o petróleo e outras commodities negociados na moeda norte-americana menos atrativo para investidores detentores de outras moedas.

Analistas destacam dados fracos do setor industrial da zona do euro e da China como fatores que apontam para uma demanda mais fraca pelo petróleo.

“Os dados industriais da Europa não estão bons e há questões sobre a demanda chinesa”, disse Ole Hansen, estrategista de commodities do Saxo Bank.