Brent opera quase estável a cerca de US$70 o barril

Investidores procuravam por uma faixa de preço estável após uma queda de cerca de 40 por cento desde junho

Londres – Os contratos futuros do petróleo Brent se estabilizaram em torno de 70 dólares o barril nesta quinta-feira, com os investidores procurando por uma faixa de preço estável após uma queda de cerca de 40 por cento desde junho.

O mercado de petróleo tem sido volátil desde que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) anunciou na semana passada que não cortaria a produção, apesar de uma situação de excesso de oferta.

O contrato Brent operava em leve baixa de 0,39 por cento, por volta das 11h (horário de Brasília), a 69,65 dólares o barril.

“Se você olhar para o que tem acontecido nos últimos dias, parece que estamos sentados em torno de 70 dólares o barril”, disse Olivier Jakob, analista de petróleo da Petromatrix em Zug, Suíça. “O petróleo está hesitando, tentando encontrar o próximo intervalo de 10 dólares.” O Brent atingiu uma mínima de cinco anos abaixo do 68 dólares o barril na segunda-feira.

Mais de 30 economistas e analistas consultados pela Reuters após 27 de novembro, data da reunião da Opep, preveem um preço médio do petróleo de 82,50 dólares por barril em 2015.

A estimativa indica o maior rebaixamento nas previsões médias desde a crise econômica global, em 2008, com uma queda de 11,20 dólares ante pesquisa anterior.

Mas outros esperam que os preços caiam ainda mais depois dos comentários pessimistas de importantes membros da Opep.

O jornal The Wall Street Journal, citando pessoas familiarizadas com a situação, informou na quarta-feira que o maior exportador e produtor do cartel, a Arábia Saudita, agora acredita que os preços do petróleo poderiam se estabilizar em torno de 60 dólares o barril.