Brasileiros pagaram mais de R$ 21 bi em IPVA em 2010

São Paulo foi o estado que mais arrecadou, com 9,8 bilhões de reais recebidos no ano passado

São Paulo – Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), contribuintes do país inteiro injetaram 21,7 bilhões de reais nos cofres dos governos estaduais com o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos e Automotores (IPVA) em 2010.

Como alíquotas distintas são cobradas nas diferentes unidades da federação, alguns estados acabam arrecadando mais que outros, beneficiados pela migração dos que emplacam seus veículos onde o imposto é menor. Este é o caso do Paraná, quinto colocado no quesito população, mas dentetor da terceira maior frota de automóveis do país.

“A diferenciação pode ser tratada como uma ‘guerra fiscal’, intencional ou não, para atrair mais contribuintes de IPVA”, observa João Eloi Olenike, presidente do IBPT. Ele explica que o fenômeno acontece principalmente com empresas que têm uma boa quantidade de veículos como ativo fixo e, por isso, buscam condições mais favoráveis na hora de emplacar a frota.

A maior arrecadação do IPVA aconteceu no estado de São Paulo, com 9,8 bilhões pagos pelos contribuintes. A menor ficou com Roraima, com 8,9 milhões recebidos no ano passado.