Brasileiro é o novo diretor-executivo da OIC

Robério Oliveira Silva foi eleito nesta sexta-feira o novo diretor-executivo da Organização Internacional do Café, segundo a própria instituição

Londres – O brasileiro Robério Oliveira Silva foi eleito nesta sexta-feira o novo diretor-executivo da Organização Internacional do Café (OIC), anunciou a instituição.

Robério Oliveira Silva, de 48 anos, sucede no cargo o colombiano Néstor Osorio, que deixou a função ano passado para assumir o posto de embaixador de seu país na ONU. A organização era dirigida de modo interino desde novembro de 2010 pelo também brasileiro José Sette.

O candidato brasileiro foi eleito para um mandato de cinco anos durante a 107ª sessão do Conselho Internacional do Café. Os 77 países membros da OIC se reuniram esta semana em Londres a portas fechadas.

Oliveira Silva, um economista nascido em Minas Gerais, era diretor desde fevereiro de 2009 do departamento do Café do ministério da Agricultura brasileiro.

O Brasil é o principal produtor e exportador de café do mundo, e o segundo consumidor. Em 2010, as exportações de café brasileiro alcançaram um recorde histórico de 5,66 bilhões de dólares, um aumento de 33% na comparação com 2009, segundo o Conselho de Exportadores de Café (Cecafé).

A OIC é uma organização intergovernamental que reúne os principais países produtores e consumidores para solucionar, por meio da cooperação internacional, os desafios do setor setor cafeteiro mundial.

Os membros da OIC representam 97% da produção de café do planeta e mais de 80% do consumo mundial.