Bolsa de Nova York fecha perto da estabilidade

Bolsas fecharam com os principais índices em direções divergentes e muito próximos dos níveis de ontem

Nova York – As Bolsas dos Estados Unidos fecharam com os principais índices em direções divergentes e muito próximos dos níveis de ontem.

No caso dos índices Dow Jones e S&P-500, esta foi a terceira sessão consecutiva de baixas. Traders disseram que o indicador fraco de vendas no varejo fez crescerem as preocupações quanto ao desempenho da economia dos EUA no segundo trimestre.

As vendas no varejo tiveram crescimento zero em abril, quando a expectativa dos economistas era uma expansão de 0,2% (em comparação a abril de 2014, o crescimento foi de 0,9%, o menor desde outubro de 2009); excluídas as vendas do setor automotivo, as vendas no varejo cresceram 0,1% em relação a março.

“Em essência, o informe não ofereceu evidências de que o impulso de gastos tenha se recuperado da debilidade do primeiro trimestre; e ele alimenta as preocupações crescentes de que os ventos contrários ao crescimento continuam aí”, disse Millan Mulrane, estrategista da TD Securities.

O indicador de vendas no varejo levou os analistas do Goldman Sachs e do Barclays a rebaixarem suas previsões para o PIB dos EUA no segundo trimestre (o índice GDPNow, do Fed de Atlanta, que procura acompanhar o desempenho da economia em tempo real, projetava hoje um crescimento do PIB de 0,7% no segundo trimestre, de 0,8% ontem).

Entre os destaques da sessão estavam as ações da DuPont, que caíram 6,76% depois de a assembleia de acionistas da empresa rejeitar mudanças na composição de sua diretoria sugeridas pelo Trian Funds Management.

No noticiário sobre fusões e aquisições, as ações da Williams Cos. subiram 6,21% e as da Williams Partners avançaram 22,70%, depois de a primeira concordar em adquirir a segunda por US$ 33 bilhões; as da Pall Corp. subiram 4,44%, após o anúncio de que a empresa será comprada pela Danaher (+1,57%) por US$ 13,6 bilhões.

Entre as ações de empresas que divulgariam resultados depois do fechamento, os destaques foram Cisco Systems (+0,41%) e JC Penney (-1,91%).

O Dow Jones fechou em baixa de 7,74 pontos (0,04%), em 18.060,49 pontos. O Nasdaq fechou em alta de 5,50 pontos (0,11%), em 4.981,69 pontos. O S&P-500 fechou em baixa de 0,64 ponto (0,03%), em 2.098,48 pontos. Fonte: Dow Jones Newswires.