BNDES vai investir R$ 5 billhões em fundos de infraestrutura

Recursos destinados a fundos fechados de debêntures de infraestrutura, especialmente para logística, mobilidade, energia, telecomunicações e saneamento

São Paulo – O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou nesta terça-feira que reservou um orçamento de 5 bilhões de reais para investir em cotas de fundos de crédito de infraestrutura.

Os recursos serão canalizados para fundos fechados de debêntures de infraestrutura, especialmente os dirigidos para projetos de logística, mobilidade urbana, energia, telecomunicações e saneamento básico.

Os recursos também poderão ser usados para investir em fundos de recebíveis de infraestrutura, por meio do braço de participações BNDESPar, que poderá investir até 500 milhões de reais por fundo, limitada a 30 por cento do capital total.

Segundo o presidente do BNDES, Dyogo Oliveira, o objetivo é que os recursos sejam liberados o mais rápido possível.

“Se depender de nós, liberamos todos os recursos ainda neste ano”, disse ele a jornalistas.

O BNDES também anunciou um fundo de crédito corporativo voltado para empresas com receita bruta de até 300 milhões de reais por ano. O BNDESPar poderá comprar até 50 por cento das cotas desses fundos, com limite de até 300 milhões de reais em cada. O orçamento para esse projeto é de 1 bilhão de reais.