Blue-chips impulsionam mercados na China

Índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, subiu pelo quinto dia seguido, com alta de 0,93 por cento

Xangai / Cingapura – O principal índice acionário da China fechou nesta sexta-feira sua melhor semana em quase seis meses, com investidores ainda apostando em blue-chips diante de sinais de que a economia está com um ritmo mais estável.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, subiu pelo quinto dia seguido, com alta de 0,93 por cento, a 3.521,30 pontos, nível mais alto em quase 11 meses.

Também refletindo a crescente confiança do investidor, o índice de Xangai subiu 0,61 por cento.

Na semana, o CSI300 subiu 3 por cento, enquanto o SSEC avançou 2,2 por cento, sua melhor semana desde meados de novembro.

Com a economia mostrando sinais de estabilização e mesmo alguma recuperação em determinados setores, um número crescente de corretoras começa a se tornar otimista, prevendo mais ganhos de mercado.

As ações asiáticas de forma geral avançaram nesta sexta-feira, depois que o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos ajudou a frear a alta do dólar que drenou capital da maioria dos mercados emergentes.

O índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, subia 0,64 por cento às 7:46.