BCE espera recuperação na zona do euro no 2º semestre

Embora as medidas tenham ajudado a aliviar as preocupações com uma ruptura da zona do euro, Draghi sugeriu que ainda existem problemas na transmissão da política monetária

Frankfurt – O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, reiterou em um discurso ao Parlamento Europeu que espera uma recuperação gradual na atividade econômica da zona do euro no segundo semestre deste ano.

No entanto, Draghi comentou que “esse cenário está sujeito a riscos negativos”.

Embora as medidas tomadas pelo BCE até agora – como o programa Transações Monetárias Completas (OMT, na sigla em inglês), anunciado em setembro – tenham ajudado a aliviar as preocupações com uma ruptura da zona do euro, Draghi sugeriu que ainda existem problemas na transmissão da política monetária.

A autoridade destacou também que reparar o canal de transmissão da política monetária na zona do euro não pode ser feito apenas pelo BCE. “Os governos precisam fazer a parte deles”, disse.

Draghi afirmou ainda que as expectativas de inflação permanecem “firmemente ancoradas” e declarou que o BCE continua “comprometido com seu mandato de estabilidade de preços”. As informações são da Market News International.