BC prevê redução de juro médio de empréstimos bancários

O diretor de Administração do banco, Altamir Lopes, destacou que a postura do BC é observar as reduções das taxas anunciadas pelos bancos

Brasília – O diretor de Administração do Banco Central (BC), Altamir Lopes, disse hoje (8) que a expectativa é que a taxa média de juros dos empréstimos bancários caiam. Lopes destacou que a postura do BC, como órgão regulador, é observar as reduções das taxas anunciadas pelos bancos.

“Vamos ver nos números que vamos divulgar sobre abril se essa tendência [de queda das taxas de juros] se mantém. A expectativa é de fato a redução da taxa média do sistema”, disse, após participar de reunião fechada com deputados da Comissão de Finanças da Câmara.

No encontro, segundo Lopes, também foram discutidas as mudanças nas regras da poupança, mas não houve muitas dúvidas dos deputados sobre o assunto. “A avaliação geral é que a mudança na regra da poupança foi bastante positiva para a economia brasileira”, destacou o diretor.

Lopes disse ainda que conversou com os deputados sobre a inadimplência, que atualmente está estável. Segundo ele, a perspectiva é que haja redução da inadimplência ao longo do ano.

Em março, a inadimplência, como são considerados os atrasos superiores a 90 dias, caiu 0,2 ponto percentual e chegou a 7,4%, para as famílias. No caso das empresas, a inadimplência ficou estável em relação a fevereiro.