BC da Rússia assume administração do banco Trust

Banco é o 29º do país em ativos e o 15º em depósitos de particulares, sobre um total de 800 bancos da Rússia, segundo o site Banki.ru

Moscou – O Banco Central da Rússia anunciou nesta segunda-feira que assumiu a administração do banco Trust, que receberá 30 bilhões de rublos (430 milhões de euros) para evitar a falência, em meio às turbulências econômicas provocadas pela desvalorização da moeda russa.

O banco é o 29º do país em ativos e o 15º em depósitos de particulares, sobre um total de 800 bancos da Rússia, segundo o site Banki.ru.

O BC não revelou se as dificuldades do Trust estão vinculadas à desvalorização do rublo, que fragiliza o sistema financeiro.

Os banco russos estão muito afetados pela queda histórica do rublo na semana passada. A moeda russa perdeu quase 50% do valor desde o início do ano.

O Banco Central russo anunciou uma série de medidas para garantir a estabilidade financeira do país. O governo preparou um plano de recapitalização do setor bancário por um trilhão de rublos (13 bilhões de euros), que foi aprovado na sexta-feira pela câmara baixa do Parlamento, a Duma.