BC da Austrália reforça projeção de juros estáveis

RBA manteve a projeção à medida que o atual patamar equilibra uma economia ainda em recuperação com a alta dos preços ao consumidor

Sydney – O Banco da Reserva da Austrália (RBA, na sigla em inglês) manteve a projeção de um período estável para as taxas de juros, à medida que o atual patamar equilibra uma economia ainda em recuperação com a alta dos preços ao consumidor. “Se a economia evoluir amplamente conforme o esperado, o caminho mais prudente provavelmente será um período de estabilidade nas taxas de juros”, afirmou o Banco Central da Austrália, na ata do encontro de 4 de fevereiro e publicada hoje.

A taxa básica de juros está na mínima histórica de 2,5% ao ano, após oito cortes de juros desde o fim de 2011, na tentativa de acelerar a recuperação econômica da Austrália.

Na ata da última reunião de política monetária, o banco central do país também removeu menção de que o dólar australiano estava “desconfortavelmente elevado”. Dessa vez, o RBA afirmou que se os níveis se mantiverem nos atuais patamares eles ajudarão a apoiar o reequilíbrio da economia. Mas, desde a reunião de 4 de fevereiro, o dólar australiano se fortaleceu, alcançando valores acima de US$ 0,90, de um valor próximo a US$ 0,87 um dia antes do encontro do início do mês. Fonte: Dow Jones Newswires.