BC alemão está pronto para apoiar ação do BCE, dizem fontes

Autoridades estão observando todos os dados relevantes, e as projeções de inflação para 2016 são importantes mas não são os únicos números decisivos

Frankfurt – O banco central alemão está pronto para apoiar uma ação de política do Banco Central Europeu caso ela seja necessária e isso não é novidade, disseram duas fontes do BC nesta terça-feira. As autoridades estão observando todos os dados relevantes, e as projeções de inflação para 2016 são importantes mas não são os únicos números decisivos, disseram as fontes.

O presidente do BCE, Mario Draghi, disse na quinta-feira passada que o banco está pronto para agir no mês que vem para impulsionar a economia da zona do euro caso as projeções atualizadas de inflação justificarem isso.

“Sempre dissemos que estamos dispostos a agir se isso for realmente necessário”, disse uma fonte de alto escalão do banco central alemão. A segunda fonte do BC confirmou as informações. Mais cedo, o Wall Street Journal, citando uma pessoa familiarizada com o assunto, divulgou que o BC alemão está disposto a apoiar uma série de medidas de estímulo do BCE no mês que vem, incluindo taxa de depósito negativa, se necessário para impedir que a inflação permaneça muito baixa.