Bancos pagarão 5,2 bi de euros ao BCE na próxima semana

Ao pagar o BCE, os bancos estão reduzindo ainda mais o nível de excesso de liquidez no sistema

Frankfurt – Bancos vão devolver antecipadamente, na próxima semana, 5,199 bilhões de euros (7,10 bilhões de dólares) em empréstimos tomados do Banco Central Europeu (BCE) durante a crise de crédito, disse o BCE nesta sexta-feira, tirando mais liquidez do sistema que o esperado.

Ao pagar o BCE, os bancos estão reduzindo ainda mais o nível de excesso de liquidez no sistema –dinheiro acima do que os credores precisam para cobrir suas operações cotidianas–, dos atuais 207 bilhões de euros.

Uma pesquisa da Reuters com operadores do mercado monetário do euro mostrou que se esperava que bancos devolvessem 2 bilhões de euros na próxima semana.

O BCE inundou o mercado com mais de 1 trilhão de euros em duas operações de refinanciamento de longo prazo (LTRO, na sigla em inglês) em dezembro de 2011 e fevereiro de 2012 para aliviar tensões sobre financiamento dos bancos.

Os empréstimos de três anos concedidos pelo BCE vão vencer no início de 2015 e os bancos têm agora a opção de pagá-los mais cedo.

Eles já retornaram cerca de um terço do dinheiro e estão fazendo o uso crescente da opção de reembolso antecipado, antes da avaliação da qualidade dos ativos do sistema financeiro pelo BCE com supervisão direta dos bancos a partir do fim do ano que vem.