Banco Mundial aprova empréstimo de US$ 480 milhões ao RS

O estado vem de uma aguda crise fiscal que provocou fortes cortes nos investimentos públicos e nos serviços, especialmente em infraestrutura e na educação pública

Washington – O Banco Mundial anunciou nesta quarta-feira a aprovação de um empréstimo de US$ 480 milhões para fortalecer o investimento público no estado do Rio Grande do Sul em setores como transporte, educação e meio ambiente.

”O Rio Grande do Sul tem excelente potencial para superar essa crise fiscal e retomar o crescimento econômico. Essa parceria ajudará o governo a realizar esse objetivo”, afirmou Deborah Wetzel, diretora do BM para o Brasil, em nota oficial.

O estado vem de uma aguda crise fiscal que provocou fortes cortes nos investimentos públicos e nos serviços, especialmente em infraestrutura e na educação pública.

O Rio Grande do Sul ”combina uma força de trabalho bem treinada com uma forte base de empresas tecnologicamente sofisticadas, que podem servir de apoio para o objetivo de combinar crescimento com a prestação de serviços públicos eficientes e ambientalmente sustentáveis”, acrescentou Wetzel.

Além disso, o financiamento será destinado ao desenvolvimento do sistema de gestão de desastres naturais, uma necessidade prioritária em uma região cada vez mais afetada por padrões climáticos mais extremos.

Por sua vez, o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, afirmou que ”a aliança com o Banco Mundial representa um novo sólido passo para a consolidação de um nível de desenvolvimento econômico e social”.

O empréstimo é garantido pelo governo federal e tem 30 anos de maturidade e quatro anos de carência.