Austrália rebaixa previsão de crescimento para 3% em 2012

No entanto, o Banco da Reserva Australiana revisou para baixo a previsão de inflação para este ano

Sydney – O Banco da Reserva Australiana (RBA, na sigla em inglês) rebaixou nesta sexta-feira sua previsão de crescimento da economia de 3,5% para 3% em 2012.

Em seu relatório trimestral sobre a política monetária, a instituição também calculou que a inflação ao fim deste ano será de 2,25%, abaixo dos 2,75% previstos em fevereiro.

‘Alguns componentes da economia superaram as expectativas, enquanto outros tiveram um desempenho inferior, mas, em geral, o crescimento econômico é mais fraco do que se esperava’, indicou o RBA.

O organismo também espera que a taxa de emprego se mantenha em níveis baixos a curto prazo, apesar da pressão gerada pela valorização do dólar australiano.

O RBA assinala em seu relatório que a taxa de câmbio se manterá no nível atual, no qual 1 dólar australiano vale US$ 1,03, 3% menos do que a expectativa anunciada em fevereiro.

A instituição também previu que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2013 ficará entre 2,5% e 3,5%, abaixo da estimativa anterior de 3% a 4%.

Já a inflação entre janeiro e dezembro do próximo ano será de 2% a 3%.