Alívio em sanções ao Irã seria de US$ 6 bilhões

Executivo americano defende suspensão modesta e reversível de algumas das sanções que pesam contra o Irã como prova de boa vontade de Washington nas negociações

Washington – O pacote de alívio das sanções proposto ao Irã em troca de poder controlar seu programa nuclear seria de cerca de 6 bilhões de dólares, segundo a embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Samantha Power.

Indagada pela CNN sobre os relatórios que calcularam que a cifra estaria entre os 6 e 50 bilhões, Power negou-se a entrar em detalhes, principalmente porque os negociadores ainda estão discutindo em Genebra.

“Mas direi que as cifras superiores são extremamente exageradas e sua cifra mais baixa está mais perto do que estamos falando”, acrescentou.

O executivo americano defende uma suspensão modesta e reversível de algumas das sanções que pesam contra o Irã como prova de boa vontade de Washington nas negociações nucleares em Genebra.

Esse alívio viria do desbloqueio de parte dos 100 bilhões de dólares das reservas do Irã procedentes da venda de petróleo, a maioria das quais estão congeladas em contas bancárias de todo o mundo.