Alguns membros do Fed veem necessidade de alta de juros

"Alguns integrantes esperam que as condições econômicas em breve autorizem dar mais um passo na direção de remover a expansão monetária"

Washington – Alguns membros votantes do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve esperam que um aumento de juros seja necessário em breve, mas há um consenso geral de que é preciso mais dados antes disso, de acordo com a ata da reunião de julho do banco central norte-americano.

“Alguns integrantes esperam que as condições econômicas em breve autorizem dar mais um passo na direção de remover a expansão monetária”, informou o Fed no documento, divulgado nesta quarta-feira.

A ata mostrou que integrantes do Fomc estavam, de maneira geral, otimistas sobre as perspectivas econômicas dos EUA e o mercado de trabalho, mas vários disseram que uma desaceleração no ritmo futuro de contratações serviria de argumento contra um aumento no curto prazo.

Dez integrantes do Fed atualmente são membros do Fomc. Sete presidentes de bancos regionais do Fed também participaram da reunião de 26 e 27 de julho, mas sem poder de voto.

Do grupo mais amplo, vários expressaram preocupação de que os juros baixos podem prejudicar a estabilidade financeira.

Texto atualizado às 15h57