Alemanha eleva previsão de crescimento para 2012

A projeção oficial para o crescimento do país neste ano foi revisada de 0,7% para 0,8%

O governo da Alemanha elevou ligeiramente sua projeção para o produto interno bruto (PIB) do país neste ano, mas cortou significativamente seu cenário de crescimento para a maior economia da Europa em 2013. A projeção oficial para o crescimento da Alemanha em 2012 foi revisada de 0,7% para 0,8%, e a estimativa para o PIB no próximo ano foi reduzida de 1,6% para 1%.

Ao apresentar o cenário econômico de outono elaborado pelo governo, o ministro da Economia alemão, Philipp Roesler, afirmou que a crise de dívida em curso na zona do euro está prejudicando o crescimento da Alemanha. Em um comentário ligeiramente otimista, o ministro afirmou que a economia da zona do euro está mostrando sinais de estabilização a despeito da recessão em alguns países.

“A Alemanha está navegando em águas turbulentas devido à crise de dívida soberana na Europa e a um enfraquecimento econômico nos países emergentes na Ásia e América Latina”, disse Roesler.

As últimas projeções do governo foram conhecidas antes da entrevista de hoje após o relatório ter sido amplamente vazado na imprensa alemã. O cenário anteriormente otimista do governo para o crescimento em 2013 também estava desalinhado em relação às estimativas de economistas de mercado para o PIB alemão, que antecipam que a economia do país mal irá crescer no próximo ano. O relatório do governo está baseado numa pesquisa dos principais institutos econômicos da Alemanha. As informações são da Dow Jones.