Alemanha dá sinal verde para entrada da Croácia na UE

O país será o 28º membro da União Europeia

Berlim – O conselho de ministros da Alemanha, presidido pela chanceler Angela Merkel, deu sinal verde nesta quarta-feira para a entrada da Croácia na União Europeia (UE), o que está previsto para ocorrer em 1º de julho 2013.

O país será o 28º membro da UE. Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores disse que o gabinete ministerial aprovou o projeto de lei que autoriza o ingresso da Croácia, o que deverá ser ratificado pelo Bundestag, a câmara baixa alemã, provavelmente no começo do ano que vem.

A Croácia realizou um plebiscito em janeiro para saber se a população gostaria de entrar na UE. As negociações para o ingresso do país no bloco duraram seis anos.

A entrada da Croácia deverá ser aprovada sem dificuldades pelos atuais 27 membros da UE. O país declarou sua independência da Iugoslávia em 1991 e a Alemanha foi um dos primeiros países a reconhecer o novo estado.

Após a Eslovênia, que ingressou na UE em 2004, a Croácia será o segundo estado da extinta Iugoslávia a ingressar no bloco.