Acordo Mercosul-UE deve ser fechado ainda neste semestre, diz secretário

Representantes dos dois blocos vão se encontrar entre este e próximo mês para tentar avançar na solução de alguns entraves que ainda permanecem

Rio de Janeiro – Um acordo comercial entre Mercosul e União Europeia nunca esteve tão perto de ser firmado, disse nessa quinta-feira o secretário de Comércio Exterior brasileiro, Abrão Arabe Neto, que espera um acerto entre os blocos ainda nesse semestre.

Representantes dos dois blocos vão se encontrar entre este e próximo mês para tentar avançar na solução de alguns entraves que ainda permanecem, disse o secretário.

Os países do Mercosul querem avançar em pontos ligados a produtos agrícolas e o bloco europeu em temas relacionados ao setor industrial.

“A negociação avançou muito e se encontra em um estágio decisivo”, disse ele a jornalistas em evento da Associação do Comércio Exterior do Brasil (AEB).

“Hoje há vontade política clara em ambos os lados para concluir o acordo e convergência grande em se avançar. Com vontade política e trabalho técnico maduro temos condições ideais”, acrescentou.