Abismo fiscal não assusta Warren Buffett

Em entrevista para a CNN, megainvestidor disse que a economia americana é muito resistente e situação fiscal não será um “torpedo”

São Paulo – O mercado financeiro teme o “abismo fiscal” nos Estados Unidos, mas o megainvestidor Warren Buffett não faz parte do time que se preocupa com uma situação fiscal complicada no país.

Em entrevista para a rede de notícias CNN, Buffett disse que não há como prever se os republicanos, maioria no congresso americano, vão aprovar acordos que evitem o problema no país. Ainda assim, caso o abismo fiscal se confirme e a situação se complique nos Estados Unidos por um ou dois meses, não será um problema tão grave.

“Tivemos o Sandy, que atrapalhou a economia, e o Katrina alguns anos atrás. Teremos coisas que vão atrapalhar a economia e o 11 de setembro é um bom exemplo disso. Mas temos uma economia muito resistente e passar por um abismo fiscal pelo mês de janeiro não vai ser um torpedo”, disse o bilionário.

O abismo fiscal pode acontecer no início do ano que vem, quando uma série de incentivos fiscais que injetam dinheiro na economia vencerá caso o presidente Barack Obama, que é democrata, não alcance um acordo com a maioria republicana do congresso.

Confira em vídeo a entrevista de Buffett para a CNN (em inglês):

http://i.cdn.turner.com/money/.element/apps/cvp/4.0/swf/cnn_money_384x216_embed.swf?context=embed&videoId=/video/news/2012/11/14/n-warren-buffett-fiscal-cliff.cnnmoney