74% dos brasileiros estão otimistas com 2012

Segundo estudo do Ibope Inteligência, mais da metade da população do país acredita que este ano vai ser mais próspero do que 2011

Rio de Janeiro – Os brasileiros estão otimistas em relação a 2012, com 74% da população acreditando que este ano será melhor do que 2011.

A informação é do Barômetro Global de Otimismo, mensurado pelo Ibope Inteligência em conjunto com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN), que coletou dados com quase 53 mil entrevistados de 58 países. No Brasil, participaram da pesquisa 2.002 pessoas a partir de 16 anos, em 142 cidades.

O levantamento indica que por três anos consecutivos a taxa de otimismo do brasileiro tem se mantido no patamar de 74%, o resultado mais elevado registrado pelo país.

Outro aspecto positivo trazido pelo estudo é a evolução da expectativa da população do Brasil em relação ao panorama econômico. Nos últimos 30 anos, o otimismo do brasileiro saltou de 38% na década de 1980 para 74% em dezembro de 2011.

O Norte e Centro-Oeste do Brasil foram as regiões que apresentaram o índice mais elevado de otimismo em relação à prosperidade econômica de 2012, atingindo 75%.

Já o Sudeste concentra a menor expectativa, de 57%. Quando questionados a respeito da satisfação pessoal, 76% dos brasileiros afirmam estar felizes em relação as suas vidas e situação financeira. O desempenho nacional supera a média global no quesito, que é de 53%.

Os moradores do Sul são os mais contentes, com índice de satisfação chegando a 81%. Em seguida aparece o Sudeste, com 76%, à frente do Nordeste e do Norte/Centro Oeste, que empataram com 75%. O estudo indica ainda que o nível de satisfação pessoal também varia conforme a classe social. Os membros das camadas A/B concentram o melhor desempenho (81%), seguidas por C (76%) e D/E (71%).