Vídeo mostra como se forma uma galáxia

Um vídeo criado por meio de simulações em supercomputadores mostra como se formaram as galáxias

São Paulo — Como sabemos, há cerca de 13,5 bilhões de anos, uma grande explosão deu origem ao Universo. Mas, enquanto o chamado Big Bang é um evento quase unanimemente aceito no meio científico para explicar o início de tudo, o que aconteceu depois ainda é motivo de debate.

Tentar explicar a maneira como as estrelas, planetas e galáxias surgiram é um desafio intrinsecamente ligado ao nosso conhecimento sobre as leis da física que, acreditamos, regem nosso universo. Explicar como um grande evento de formou é uma maneira de comprovar que as teorias estão certas.

Pela primeira vez, um grupo de cientistas conseguiu criar uma simulação que mostra como galáxias em espiral, como a Via Láctea, se formaram. O feito é perseguido há mais de 20 anos. Porém as tentativas anteriores tinham problemas: ou a simulação ficava com estrelas demais no centro da galáxia ou sua massa total acabava muito grande.

Cientistas da Universidade de Zurique, na Suíça, e da Universidade da Califórna em Santa Cruz disponibilizaram um vídeo feito com base em cálculos complexos. Parte dos dados utilizados na pesquisa foi calculada no Centro de Supercomputação Suíço e outra parte na Divisão de Supercomputadores da NASA. Um PC normal teria levado 570 anos de processamento para terminar a tarefa.

As imagens mostram como, menos de um milhão de anos depois do Big Bang, nascem as primeiras galáxias, feitas de nuvens de hidrogênio, estrelas e matéria escura. A gravidade une essas galáxias e, há cerca de 10 bilhões de anos, ocorre a última grande fusão entre elas. Depois disso, a forma de disco começa a se definir. Nesse estágio, já bastante parecidas com a Via Láceta, elas crescem mais devagar, juntando gás e galáxias anãs. Veja o vídeo a seguir (com textos em inglês).