União Europeia erra mão em comercial (outra vez)

Propósito do vídeo era convencer as alunas a ingressarem na carreira científica; muitos questionaram a estratégia utilizada

São Paulo – A União Europeia lançou um vídeo para incentivar garotas que ainda estão na escola a ingressarem em uma carreira científica. O comercial, que faz parte da campanha Ciência: uma coisa de garota, viralizou nas redes sociais, mas não da forma que os publicitários da Comissão Europeia imaginavam.  Não mesmo.

As reações foram no sentido contrário ao esperado. O vídeo, que tem uma estética semelhante às publicidades de perfumes de grifes famosas, mostra as garotas desempenhando papéis clichês e estereotipados, perante um homem cientista. “Queremos derrubar clichés e mostrar as mulheres e meninas, e meninos também, que a ciência não é sobre velhos de jaleco branco”, disse Geoghegan-Quinn, chefe do Departamento de Ciência da Comissão Europeia.

Se o propósito era convencer as alunas a ingressarem na carreira científica, muitos questionaram a estratégia utilizada.

O comercial foi colocado no website da campanha, desgostado, criticado, ridicularizado e depois foi retirado do ar, antes mesmo que o cientista masculino no vídeo pudesse abrir seu zíper, disse o professor Curt Rice, em um blog do Guardian, um dos jornais mais influentes e respeitados no Reino Unido.


Já Tim Worstall, que contribui para revista Forbes, uma das mais importantes de negócios, criticou a forma como a Comissão estava gastando os impostos pagos pelos europeus. O continente está caindo aos pedaços e ainda há dinheiro e tempo para ser paternalista, presunçoso e sexista?, ironiza no blog.

Em março deste ano, a Comisão Europeia lançou um comercial para unir os jovens de lá. A ideia era mostrar que o avanço dos emergentes trazia mais competitividade aos habitantes do velho continente. A peça publicitária, no entando, foi entendida como um campanha xenófoba contra os países do BRICS. 

Confira abaixo o vídeo lançado recentemente pela União Europeia.

http://www.youtube.com/embed/WFvh9zbjYeE