Último livro do Stephen Hawking responde suas questões mais frequentes

Iniciado em 2017, a obra foi finalizada por parentes e amigos

São Paulo – Durante sua vida, o mais célebre astrofísico do século 20, Stephen Hawking, foi bombardeado com questões a respeito do universo e do futuro da espécie humana. Algumas das respostas podem finalmente ser encontradas no livro póstumo que acaba de ser lançado.

Intitulado “Breves Respostas para Grandes Questões”, o livro foi iniciado ano passado por Hawking, que faleceu em março deste ano, aos 76 anos de idade. Membros da família e amigos acadêmicos finalizaram a obra usando materiais de seu vasto arquivo pessoal.

Hawking sofria de uma doença degenerativa dos neurônios motores e dedicou sua vida a revelar os mistérios do universo. Em 1988, seu livro “Uma Breve História do Tempo”, tornou-se um best seller e até hoje é referência na área.

Questões existenciais, tecnologia e universo

Na obra são abordadas questões diversas que habitavam a mente inquieta de Hawking, como a existência de Deus, o início de tudo, o que há dentro de um buraco negro, a possibilidade de prevermos o futuro ou viajar no tempo, se poderemos sobreviver no planeta Terra e se seremos superados pela inteligência artificial.

Algumas opiniões presentes no livro já eram de conhecimento do público que acompanhou a trajetória do astrofísico, como a de que os humanos não têm opção a não ser deixar a Terra. A obra pretende ser a junção de todos os pensamentos finais de Hawking sobre a humanidade, a tecnologia e o universo.

Para os acadêmicos saudosos, o cientista deixou um artigo sobre o cálculo da entropia de buracos negros, revisado por sua equipe de físicos e publicado no início deste mês.

O lançamento do livro no Brasil está previsto para o dia 14 de novembro e será publicado pela editora Intrínseca.