Supermercado suíço começará a vender hambúrgueres de larvas

Cada pacote com dois hambúrgueres de bicho-da-farinha, que também contêm arroz, cenoura, e especiarias como orégano e pimenta, custará US$ 9,24

Frankfurt – Os suíços logo terão a chance de comprar hambúrgueres e almôndegas preparados com larvas de besouro em um momento em que a rede de supermercados Coop testa o apetite dos consumidores por alternativas menos comuns que as de carne bovina e suína.

Cada pacote com dois hambúrgueres de bicho-da-farinha, que também contêm arroz, cenoura, e especiarias como orégano e pimenta, custará 8,95 francos (US$ 9,24), disse o porta-voz Urs Meier, por telefone.

O pacote com 10 almôndegas de insetos será vendido pelo mesmo preço e ambos os produtos chegarão às prateleiras de lojas selecionadas em 21 de agosto.

“Esses produtos são perfeitamente adequados para aqueles que querem aprender sobre a diversidade culinária com insetos”, afirmou o gerente de suprimentos da Coop, Silvio Baselgia, em comunicado. A Coop sugere o consumo das almôndegas de insetos no pão sírio com legumes frescos e cobertas com molho de iogurte.

Hambúrguer e almôndegas de insetos vendido pelo supermercado suíço Coop

 (Coop/Divulgação)

Os insetos têm demorado para se popularizarem nos cardápios, apesar de os especialistas em alimentação da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmarem que eles são capazes de satisfazer o desejo por carne sem causar tanto dano às florestas tropicais e o esgotamento da água.

Os insetos comestíveis são uma antiga tradição culinária em algumas culturas africanas e asiáticas, mas sua proteína animal de alta qualidade está disponível apenas em alguns lugares na Europa, como por exemplo no restaurante britânico Grub Kitchen.

O bicho-da-farinha, que é uma larva de besouro, tem um sabor suave que, quando assado, é parecido com o de uma noz, segundo o blog sobre consumo de insetos Bugible.com.

Os hambúrgueres custarão aproximadamente o dobro dos hambúrgueres de carne bovina orgânica Naturplan Bio da Coop e quase cinco vezes mais do que os hambúrgueres mais baratos da loja on-line da rede.

Os produtos serão disponibilizados primeiro em lojas de Zurique, Basileia, Berna, Winterthur, Lugano, Lausanne e Genebra e também pela internet. A empresa de varejo informou que planeja oferecer uma seleção mais ampla de insetos comestíveis em mais lojas até o fim do ano.

A Coop vem trabalhando há três anos com a startup suíça Essento para preparar substitutos da carne e a data de lançamento, antes prevista para maio, foi adiada devido a problemas organizacionais, segundo Meier. A Essento cria bichos-da-farinha na Bélgica, mas pretende produzi-los na Suíça futuramente, disse Meier.