Superlua aparece na madrugada deste sábado para domingo

Superlua poderá ser vista na madrugada de sábado para domingo. Na ocasião, o satélite estará 30% mais próximo da Terra que o normal, além de 14% mais brilhante

São Paulo – A superlua, um dos principais eventos astronômicos de 2013, poderá ser visto no céu na noite de sábado (22) para domingo (23). O fenômeno é o momento no qual a Lua chega ao seu ponto mais próximo da Terra e se torna muito maior aos olhos dos observadores. Mas o satélite não estará apenas 30% maior que o normal, estará também 14% mais brilhante.

Outro destaque que tornará este acontecimento ainda mais especial é que, além de ser a menor distância entre a Lua e a Terra (356.991 km), a data marcará o ápice da Lua cheia do mês de junho, lembraram os astrônomos do site EarthSky. E é bom marcar na agenda, pois este acontecimento astronômico só deve se repetir no dia 10 de agosto de 2014.

Superlua

O termo popular Superlua foi cunhado na década de 70 pelo astrônomo Richard Nole. Cientificamente conhecido como perigeu lunar, ele é o momento em que a Lua chega ao perigeu da sua órbita elíptica em torno da Terra, o que reduz a distância entre os corpos. O oposto, no qual o satélite está mais afastado do planeta, é o seu apogeu.

De acordo com o EarthSky, a Lua deve se aproximar cada vez mais da Terra nos próximos anos. Em agosto de 2014, o perigeu será marcado quando o satélite estiver a uma distância de 356.896 km da Terra, o que acontecerá no dia 10.

No ano seguinte, mais precisamente no dia 28 de setembro de 2015, a Lua se aproximará a uma distância de 356.877 km. Depois disso, em 14 de novembro de 2016, o satélite e a Terra separados por apenas 356.509 km.

Em 2012, a superlua aconteceu no dia 6 de maio. Na ocasião, o satélite chegou a uma distância de 356.955 km da Terra. O vídeo abaixo, em inglês, conta um pouco mais sobre o fenômeno que aconteceu no ano passado e mostra imagens incríveis da Lua na Terra.