Soprano Sarah Brightman é cotada para ser turista espacial

A próxima turista voará à Estação Espacial Internacional em 2015

Moscou – A soprano, atriz e dançarina britânica Sarah Brightman poderá se transformar na próxima turista espacial, afirmou nesta quarta-feira uma fonte da indústria espacial russa.

“Em aproximadamente um mês será anunciado oficialmente o nome da próxima turista espacial, que, segundo as previsões, voará à ISS (Estação Espacial Internacional) em 2015”, disse a fonte à agência russa “Interfax”.

De acordo com a mesma fonte, Sarah, que acaba de completar 52 anos, já teria realizado alguns testes prévios e foi considerada apta para dar início ao curso de preparação no Centro de Treinamento de Cosmonautas Yuri Gagarin, situado nos arredores de Moscou.

No último mês de março, o diretor da Roscomos, a agência espacial russa, Vladimir Popovkin, declarou que a Rússia poderia retomar em 2014 o programa de turismo espacial que iniciou em 2001.

Os voos turísticos à ISS a bordo das naves russas Soyuz, suspensos em 2009, foram organizados pela companhia Space Adventures (SA).

No período em que esteve ativo, o programa da Roscomos levou à ISS sete turistas espaciais, os quais pagaram entre US$ 20 milhões e US$ 30 milhões pela viagem. O americano Denis Tito (2001) foi o primeiro a viajar ao espaço, seguido do sul-africano Mark Shuttleworth, também conhecido como “afronauta” (2002), e do norte-americano Gregory Olsen (2005).

A americana de origem iraniana Anousha Ansari foi a primeira mulher a realizar essa viagem, realizada em 2006. Depois, vieram o americano Charles Simonyi (2007) e Richard Garriott, filho do ex-astronauta Owen Garriott (2008).

Simonyi, que já havia feito a viagem em 2007, voltou a repetir essa experiência em março de 2009, enquanto o fundador do “Cirque du Soleil”, o canadense Guy Laliberté, foi o último a se alojar na ISS, onde dirigiu um espetáculo para alertar ao mundo sobre o problema da escassez da água.