Só 1% da população passa neste teste de memória fotográfica

Será que você tem a mesma capacidade de memorizar imagens como Nikola Tesla? Faça o quiz abaixo para saber

São Paulo – Você consegue se lembrar facilmente de coisas que viu apenas uma vez na vida? Isso significa que, provavelmente, você tem uma memória fotográfica – uma habilidade que muitos artistas, pensadores e cientistas, como Nikola Tesla e Sergei Rachmaninov, possuíam.

Este tipo de memória é geralmente chamada de fotográfica, pois simula uma máquina instantânea, como a Polaroid, em ação – só que a captura da fotografia é feita pelo cérebro. Desse modo, a pessoa que tem essa capacidade pode recuperar imagens de sua memória e examiná-las em detalhes.

Ainda não foi provado que a memória fotográfica realmente existe. Barry Gordon, professor de neurologia da Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos, afirma em um artigo na revista Scientific American que se uma habilidade desse tipo existe, ela deve estar relacionada a vários fatores.

“Depende de vários elementos, incluindo genética, desenvolvimento do cérebro e experiências. É difícil separar as habilidades de memória que aparecem no início da vida daquelas cultivadas após anos de formação”, explica.

Independentemente de a memória fotográfica ser uma capacidade comprovada ou não, poucas pessoas conseguem memorizar imagens detalhadas com facilidade. O teste abaixo pode mostrar se você é um desses indivíduos que tem uma boa memória visual. Segundo o usuário do Playbuzz que criou a avaliação, apenas 1% da população mundial consegue passar neste quiz.

Vale lembrar que este teste não possui cunho científico comprovado. Acesse-o aqui.

//cdn.playbuzz.com/widget/feed.js