Síria lança agência espacial apesar da guerra

Segundo a agência, o governo aprovou o projeto de criar esse organismo para 'utilizar tecnologias espaciais em operações de exploração e de observação da Terra.

A Síria, que entra em seu quarto ano de guerra civil, decidiu lançar uma Agência Espacial para realizar investigações científicas, informou o órgão oficial de notícias Sana nesta terça-feira.

Segundo a agência, o governo aprovou o projeto de criar esse organismo para “utilizar tecnologias espaciais em operações de exploração e de observação da Terra e para servir ao desenvolvimento”.

Desde que o início da revolta popular no país, em meados de março de 2011, e que terminou se militarizando após a feroz repressão por parte do governo, pelo menos 146 mil pessoas morreram, de acordo com uma ONG síria. Já segundo a ONU, cerca da metade da população teve de abandonar suas casas.

Nesta terça, o primeiro-ministro sírio, Wael al Halaqi, afirmou que a destruição causada por esses três anos de guerra chega a quase US$ 31 bilhões.

Esse montante praticamente equivale ao PIB sírio deste ano, estimado pela Economist Intelligence Unit em US$ 34 bilhões.