Após fracasso da SpaceX, Rússia lança com sucesso nave para reabastecer astronautas

Após duas tentativas fracassadas, nave Progress finalmente conseguiu deixar a Terra

A Rússia lançou com sucesso nesta sexta-feira (3) a nave espacial de transporte de carga Progress M-28M com 2,5 toneladas de provisões para a Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês), informou o Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) do país.

A nave, lançada a partir da base de Baikonur, no Cazaquistão, à 1h55 de Brasília com a ajuda de um foguete portador Soyuz-U, deve se acoplar à plataforma espacial no próximo domingo (5).

A nave cargueira transporta combustível, alimentos, água, equipamentos científicos e material de manutenção.

O sucesso da missão da nave Progress M-28M é vital para a tripulação da ISS, já que as duas tentativas anteriores de levar provisões à plataforma orbital fracassaram.

Em abril, a Rússia perdeu uma nave Progress, que após seu lançamento, já em órbita, não conseguiu desdobrar suas antenas e caiu na Terra, se desintegrando durante a entrada na atmosfera.

O segundo revés aconteceu no último domingo (28), quando o foguete que levava a nave de carga americana Dragon, da SpaceX, explodiu pouco depois da decolagem da base de Cabo Canaveral, nos Estados Unidos.

Atualmente, a tripulação da ISS é integrada pelos russos Gennady Padalka e Mikhail Kornienko, além do americano Scott Kelly.