Rei Ricardo III pode ter morrido por infecção intestinal

Londres - O rei britânico Ricardo III (1452-1485), cujos restos mortais foram encontrados no último ano em Leicester, no centro da Inglaterra, pode ter morrido por...

Londres – O rei britânico Ricardo III (1452-1485), cujos restos mortais foram encontrados no último ano em Leicester, no centro da Inglaterra, pode ter morrido por causa de uma infecção intestinal, aponta uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira pela revista médica “The Lancet”.

Especialistas da Universidade de Cambridge, responsáveis pelo estudo, chegaram a esta conclusão a partir de amostras de solo tiradas da pelve e do crânio do esqueleto do monarca, cujos restos mortais foram encontrados em um estacionamento de Leicester após 500 anos de busca.

Os restos mortais de Ricardo III foram descobertos por arqueólogos da Universidade de Leicester, que, desde o início deste ano, realiza vários estudos a partir do material encontrado. Após a descoberta da ossada do monarca, cientistas revelaram que o mesmo poderia ter morrido com golpes na cabeça, devido às marcas vistas em seu crânio.

Segundo a revista “The Lancet”, uma equipe de pesquisadores liderada por Piers Mitchell, do Departamento de Arqueologia e Antropologia da Universidade de Cambridge, utilizou um poderoso microscópio para avaliar as amostras coletadas.

O estudo indicou a presença de vários ovos de vermes intestinais nas mostras tomadas da pélvis, onde os intestinos estavam situados, mas poucos ovos no solo onde estava os demais restos, o que indica que se trata de uma possível infecção intestinal e não uma contaminação posterior, concluíram os especialistas de Cambridge.

“Nossos resultados mostram que o rei Ricardo III estava infectado com lombrigas no intestino”, afirmou Mitchell.

O especialista Jo Appleby, da Universidade de Leicester, afirmou que, “apesar da origem nobre de Ricardo, parece que seu estilo de vida não lhe deixava imune a uma infecção intestinal causada por um parasita, algo muito normal em seu tempo”.

Ricardo III é um dos reis medievais mais conhecidos devido à descrição de vilão na obra “Ricardo III”, assinada pelo dramaturgo inglês William Shakespeare.