Quer parar de roncar? Experimente cantar

Exercícios de canto podem ser a chave para uma boa noite de sono, segundo médicos

São Paulo – Cantar faz o ronco parar? Médicos dizem que sim. Exercícios de canto podem ser a chave para uma boa noite de sono. Um estudo feito na Grã-Bretanha provou que o ronco pode ser reduzido ou mesmo eliminado com alguns exercícios de canto.

O experimento foi feito durante três meses. Os testes clínicos foram feitos em 60 participantes no hospital Royal Devon and Exeter, na cidade de Exeter (Inglaterra).

Os exercícios para melhorar a tonificação dos músculos da garganta de pessoas que roncam foram desenvolvidos por uma professora de canto, Alise Ojay. Os treinos exigiam a pronúncia dos sons ‘ung’ e ‘gar’ juntos e em tons diferentes. A tarefa dura 12 minutos no primeiro mês e 18 minutos nos meses seguintes.

É preciso praticar os exercícios diariamente, durante os três meses, para o paciente conseguir alguma melhora. Segundo Alise, os pacientes que praticaram esse canto conseguiram diminuir e até acabar com o ronco.

Existem muitas causas para o ronco. Mas a maioria das pessoas começa a roncar por causa da falta de tônus muscular na garganta. Ou seja, é como se esses músculos ficassem flácidos. Os exercícios ajudam porque tonificam a garganta.