Próxima de Plutão, sonda da Nasa acorda de último período de hibernação

A New Horizons hibernou 18 vezes durante os nove bilhões de quilômetros de viagem pelo Sistema Solar

Nove anos após ser lançada e viajar cerca de nove bilhões de quilômetros pelo Sistema Solar, a sonda New Horizons, da Nasa, acordou de um período de hibernação nesta segunda-feira (8), preparando-se para aproximar-se do atual “planeta anão” Plutão.

A New Horizons hibernou 18 vezes desde que decolou, em janeiro de 2006. Durante sua viagem, a sonda passou dois terços de seu tempo no espaço hibernando, para economizar energia e reduzir o risco de falhas no sistema.

A Nasa irá passar as próximas semanas verificando as condições da espaçonave, assegurando-se que os instrumentos, como o telescópio de alta-resolução e um coletor de poeira espacial, estão funcionando corretamente.

Antes de chegar em Plutão, a principal missão da New Horizons será ultrapassar os limites do Cinturão de Kuiper e examinar os mini planetas de gelo que ficam naquela região, três bilhões de quilômetros distante de Netuno.

A sonda ainda deverá viajar mais 260 milhões de quilômetros até chegar ao planeta anão, o que deve acontecer em 14 de julho de 2015.