Problema com foguete russo obriga astronautas da ISS a adiar viagem de volta

A Nasa teme que o problema que fez a Progress sair de controle também afete missões tripuladas

Os astronautas atualmente a bordo da Estação Espacial Internacional terão que esperar um pouco mais para serem enviados de volta para a Terra.

O fracasso da missão Progress, que deveria levar suprimentos para os tripulantes, levantou a possibilidade de que o problema que fez a espaçonave ficasse fora de controle também afetasse a viagem de volta dos astronautas.

Dessa forma, três tripulantes da EEI que deveriam voltar para a Terra nesta semana precisarão esperar até junho para voltar para casa.

Segundo a Reuters, a investigação do problema com a Progress acredita que o terceiro módulo do foguete Soyuz, que levava a espaçonave para a EEI, se desprendeu antes do tempo previsto.

A Progress, que carregava mais de 2 toneladas de combustível, alimentos, medicamentos e ferramentas, saiu de controle e se desintegrou na atmosfera terrestre, na semana passada. A agência espacial russa irá divulgar um relatório completo sobre o incidente em 22 de maio.

A Nasa garante que a estação espacial está preparada para ficar sem reabastecimento até o final do ano.

O lançamento de uma espaçonave tripulada, carregando três astronautas, foi adiado de maio para o final de julho. A próxima missão de reabastecimento será lançada em julho, com comida e suprimentos para os astronautas da EEI.

Fonte: Reuters