Primeira nave chinesa aterrissará na Lua no final do ano

A China batizou seu programa espacial "Chang E" em homenagem a uma lenda tradicional oriental segundo a qual uma deusa com esse nome habita a Lua

Pequim – A terceira sonda lunar chinesa não tripulada, o “Chang E III”, será a primeira missão a aterrissar na Lua e vai ser lançada no fim do ano, anunciou nesta quarta-feira a Administração Estatal de Ciência e Tecnologia da China através da agência oficial “Xinhua”.

A sonda já foi construída e está na fase de preparação para o lançamento, afirmou um comunicado do órgão, também encarregada do desenvolvimento da indústria para a defesa nacional.

A China lançou sua primeira missão lunar, “Chang E I”, em outubro de 2007, e a segunda voou ao satélite terrestre em outubro de 2010.

Nos dois casos, os satélites artificiais orbitaram durante meses ao redor da Lua, colhendo imagens e informações, e depois de terminado o período de atividade se destruíram em solo lunar, conforme previsto.

A China batizou seu programa espacial “Chang E” em homenagem a uma lenda tradicional oriental segundo a qual uma deusa com esse nome habita a Lua.

Os planos do gigante asiático incluem o envio de uma quarta sonda em 2015, outra em 2017 (a primeira que deve retornar à Terra) e, mais tarde, em data ainda não definida, outras missões tripuladas.