Planeta azul como a Terra tem chuva de vidro fundido

São Paulo – Existe um planeta com uma cor azul parecida com a da Terra. Apesar da semelhança, o planeta a 63 anos-luz de distância não tem água na superfície. Um...

São Paulo – Existe um planeta com uma cor azul parecida com a da Terra. Apesar da semelhança, o planeta a 63 anos-luz de distância não tem água na superfície. Um dos motivos para o planeta ter essa coloração é a chuva de vidro fundido.

Chamado pelos cientistas de HD189733b, esse planeta inóspito a vida é um gigante de gás que fica na constelação da Raposa. A chuva de vidro é apenas uma consequência da proximidade com seu Sol, o que faz a temperatura da atmosfera ficar perto dos 1000 graus Celsius.

HD 189733b é um dos exoplanetas (planeta fora do Sistema Solar) mais próximos da Terra, que podem ser observados quando passam em frente as suas estrelas. Durante este movimento, os planetas imprimem sua assinatura na luz da estrela. É a partir disso que os cientistas conseguem fazer suas análises.

Para determinar a cor, os astrônomos mediram a quantidade de luz refletida na superfície do planeta. A cor azul acontece por causa da atmosfera gasosa e turbulenta, composta de hidrogênio e carregada de partículas de silicato, que transmite luz azul.

Novas observações mostram que a atmosfera do planeta é muito maior do que se pensava e está evaporando rapidamente. Segundo cientistas, é como se a atmosfera fugisse do planeta a uma taxa de 100 a 600 milhões de quilos por segundo. HD189733b também pode ter brilhantes auroras devido à intensa radiação estelar.