Pesquisadores criam composto de metal mais leve do que água

Espuma sintática flutua sozinha, permitindo que projetos de barcos no futuro possam ter formas diferentes das convencionais

São Paulo – Pesquisadores da Universidade de Nova York criaram um composto de metal que é leve o bastante para flutuar na água e suficientemente forte para construir cascos de navio.

Chamado de “espuma sintática”, o composto é uma liga de magnésio crivada de esferas ocas de carbeto de silício, formando um material com a consistência semelhante a um chocolate areado.

Apesar de ser um pouco mais leve do que a água, o composto é forte o suficiente para aguentar pressões de 25 mil Psi, cerca de dez vezes a pressão exercida a 1 500 metros de profundidade.

Atualmente, a maioria dos barcos atuais é construída com metal, mas eles são moldados de forma que seus cascos desloquem uma quantidade de água suficiente para fazer o barco flutuar.

O fato de a espuma sintática ser mais leve do que a água faz com que ela flutue sozinha, permitindo que projetos de barcos no futuro possam ter formas diferentes das convencionais.

Segundo Nikhil Gupta, cientista de materiais e inventor do composto, o novo material poderá ser produzido em larga escala em até três anos. A Marinha dos Estados Unidos já estaria desenvolvendo protótipos com o material.