Pesquisadores constroem carro movido pela umidade do ar

Estudo é um dos primeiros experimentos a demonstrar que a umidade do ar pode ser uma fonte de combustível

São Paulo – Cientistas conseguiram construir um pequeno veículo que se move utilizando umidade como combustível. A experiência é considerada um primeiro passo no uso da evaporação como fonte de energia para aparelhos no futuro.

Segundo um estudo publicado na edição da terça-feira (16) da revista científica Nature, a equipe da universidade de Columbia, nos Estados Unidos, usou esporos microscópicos como fonte de energia para um pequeno carro de 100 gramas.

O veículo é absolutamente conceitual, sem muita aplicação prática, mas os pesquisadores afirmam que esse tipo de tecnologia pode ser usada para alimentar pequenos transistores ou aparelhos eletrônicos.

Os esporos usados no estudo vieram de uma espécie de bactéria chamada Bacillus subtilis, encontrada no esgoto ou intestinos de animais.

Esses esporos inflam ou encolhem, dependendo de quanta umidade está no ar. O tamanho dos bichinhos aumenta ou diminui em até 6% no processo de absorver ou liberar umidade.

Assista a um vídeo demonstrando o carro movido pela umidade do ar: